terça-feira, 27 de setembro de 2011

Falsa Felicidade!




Por Amanda Moreira.

(minha filha)


Texto baseado no provérbio Italiano: "Ao término do jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa".

Ele acorda as 8:00 horas da manhã, toma café com tudo que tem direito e se dirige para garagem. Hoje ele vai com seu Lamborghini, porque o idiota do motorista não levou sua Ferrari para lavar no lugar em que ele mandou. Sai irritado como sempre para chegar na sua Empresa às 9:00 horas.
Chegando, o porteiro diz oi, mas ele passa direto. Afinal para que falar com pessoas que não tem nada a oferecer além de uma falsa felicidade pelas suas vidas simples? Dá bronca na secretária por ter trazido café e não capuccino como exigido.
Ele não percebe que apesar de todo dinheiro e todo poder adquirido graças a ele, mesmo com seus cinco carros, ele não passa de um humano qualquer como o porteiro e a secretária.

A única diferença é que um é chefe e o outro é empregado por circunstâncias da vida, pelo mundo capitalista e talvez até sorte. Afinal não é qualquer um que nasce no "berço de ouro". E põe ouro nisso! Diamantes e esmeraldas também! Mas do que adianta se nunca lhe foi ensinado o valor da vida e que a felicidade se encontra nas coisas mais simples como um sorriso? Do que adianta sair por aí esbanjando e se engrandecendo por causa de uma fortuna e um poder que não lhe merece porque foi conquistado pelo suor do outro?
Enquanto ele se acha melhor que todo mundo e feliz por isso, ele acorda as 8:00 horas todo dia irritado, reclamando do fim de semana na praia com a sogra e da secretária incompetente, e o pobre acorda todo dia as 5:00 horas para pegar duas conduções e ainda assim chega no trabaho em que terá que aturar pessoas como ele. Ele chama isso de "falsa felicidade", já eu chamo de "estado pleno durável", ou como preferir, a real felicidade. Não é aquela alegria momentânea de algo legal que aconteceu, e sim, você sentir que esta alegria está sempre com você, porque você reconhece o sentido da vida e das coisas que nela existem. Dinheiro traz sim muitas alegrias, até felicidade, se você sabe dar importância as coisas aparentemente simples e que todo mundo sempre esquece, mas de verdadeira importância como a saúde, família e o amor ao próximo. Quem será que vive a falsa felicidade agora?

É uma pena saber que existam tantas pessoas como ele, e que algumas se dão conta disso das piores maneiras: quando perdem a saúde ou pessoas importantes. Mas coitada mesmo daquelas que nascem assim, vivem uma vida na verdade triste e não podem nem se dar conta disto depois da morte, somente deixando lembranças ruins à outras pessoas - talvez essas se dêem conta disto. Não adianta fingir, todos somos iguais, da terra viemos e no final é para lá que vamos voltar. Essas é a única coisa certa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário